Dúvida sobre estilos Clássico x Caneta

Pessoal, uma dúvida, pode parecer boba, mas sempre me questionei sobe o porque de cada estilo.
Eu jogo nos dois estilos, caneta e clássico. Sinto maior facilidade para o saque no estilo caneta, porém a velocidade e força para as cortadas no clássico são bem mais evidentes.
Alguém já fez algum comparativo entre onde um estilo se sobressai ao outro ou isso depende puramente do mesatenista?

A vantagem do caneteiro sempre foi e será o ataque forehand, mas o tm ficou tão rápido que ficou ´quase impossível jogar sem backhand e com isso nasceram os classinetas.

Bom dia @marcocasarin.

Além da vantagem mencionada pelo @Yoshida, uma vantagem bem relevante em relação ao clássico é a maior liberdade do punho, muito útil principalmente no serviço. Mas assim como é praticamente impossível se manter em nível mediano para cima com backhand predominantemente passivo, não é sustentável comprometer tanto para dedicar vantagem ao efeito, principalmente com a bola de plástico girando menos de forma considerável.

Note que eu disse em nível “mediano para cima”, pq em alto nível isso já é bem notório há tempos, mas com o desenvolver do jogo, as desvantagens vão ficando relevantes cada vez em âmbitos menores. Mas se vc não deve resultado para ninguém, jogue como se sentir mais confortável, no estilo em que mais se divertir.

Abraços!!!

Bom dia pessoal,
Obrigado pelas informações. Eu realmente não pretendo chegar ao nível profissional e nem tenho condições para tal. Gosto de jogar sério, seguindo as regras do TM (e não ping pong) e pretendo continuar a jogar nos dois estilos mesmo e quem sabe até voltar a brincar com a mão esquerda. Isso é muito bom para a saúde do cérebro, porém você acaba se tornando um jogador no estilo Pato: Nada, anda e voa, porém não faz nenhuma delas com maestria
Abs

E amigo Alcir, voce tem razao o caneta japonesa ou chinesa, leva desvantagem, tem que ter muito mais pernas… devido a isso a evolucao para classineta, que junta o melhor do caneteiro (forehand) com o melhor do classico o bachand…
Estou a algum tempo migrando, mas o back e complicado e muito mais poderoso, qdo bem aplicado
Classiqueiro jamais rsss vamos adaptando ao classineta sem perder o estilo caneta japonesa

@ailtonaga, estou pensando em seguir pelo mesmo caminho. Quando moleque, jogava nos dois estilos, por brincadeira e desafio com os amigos, mas depois dos 50 não dá para abusar do cérebro e mudar para o Clássico. Vamos ver como será a adaptação (ou evolução) para o Classineta